História
O Grupo de Pastoreio Voisin (GPVoisin) foi criado no final 1998 por iniciativa dos professores Abdon L. Schmitt (Depto. De Zootecnia da UFSC), Mario L. Vincenzi (Depto. De Zootecnia da UFSC) e Willian Murphy (Universidade de Vermont-USA) e os então acadêmicos Athos de A. Lopes Filho e Arlei Mattes.
O grupo foi fundado com o objetivo de (1) implantar projetos piloto que viabilizassem as unidades familiares de produção através do Pastoreio Voisin e paralelamente (2) treinar acadêmicos e técnicos na elaboração e implantação destes projetos.
A estrutura de trabalho do grupo é fundamentada em um CONSÓRCIO entre professores, acadêmicos e técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina – Pesquisa e Extensão Agropecuária do Estado de Santa Catarina – EPAGRI e Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo – CEPAGRO.
Este objetivo geral se consolida através do trabalho estruturado nos seguintes objetivos específicos: (1) a viabilização das unidades familiares de produção através do manejo intensivo dos campos naturalizados sob Pastoreio Voisin, (2) o treinamento de acadêmicos, (3) capacitação das famílias de agricultores, (4) organização dos agricultores em “grupos de suporte” para que assim passem a ser os condutores do processo, (5) pesquisa em vários aspectos dos campos naturalizados manejados sob pastoreio voisin.
O trabalho do grupo é caracterizado pela implantação de Unidades Piloto Produção de Leite sob Pastoreio Voisin nas propriedades escolhidas pelos produtores e técnicos da EPAGRI e Prefeituras. A partir da elaboração do projeto e implantação modular são conduzidas oficinas (dias-de-campo) com agricultores, acadêmicos e técnicos e cursos de formação para que ocorra a internalização da metodologia e dos resultados ai obtidos.
Após a implantação do projeto geralmente se observa a diminuição do custo de produção, com pelo menos o dobro da capacidade de suporte dos campos.
O depoimento do Sr. João Herdt, proprietário do primeiro projeto implantado enfatiza o impacto que estas mudanças no sistema de manejo vem originado. “A capacidade de suporte da área melhorou bastante, o número de animais passou de 7 para 37 e ainda sobra pasto. Na alimentação das matrizes no cocho estou usando um terço do que usava antes e os animais estão muito mais fortes”.
A produção intensiva de leite a base de pasto sob Pastoreio Voisin, se apresenta como um sistema agroecológico de produção animal em que o pastor controla a freqüência e intensidade de pastoreio aumentando substancialmente a produção forrageira e produção animal. Este sistema de manejo foi desenvolvido na França pelo mestre André Voisin, e aperfeiçoado na Nova Zelândia, no Brasil e outros poucos países .
Apesar deste sistema ser responsável pela posição líder da industria leiteira da Nova Zelândia somente recentemente é que muitos técnicos e produtores se aperceberam do potencial das pastagens manejadas intensivamente como forma de viabilizar o setor leiteiro.
Atualmente um dos fundadores do GPVoisin, o professor Abdon L. Schmitt criou o Laboratório de Sistemas Silvipastoris, o LASS, que se caracteriza como um Grupo de Extensão e Pesquisa em Produção Animal sob Pastoreio Voisin de alta biodiversidade